1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como fazer em casa uma floreira de pallets

Se você quer reformar sua casa porem esta com pouca grana, saiba que os pallets são uma ótima alternativa para economizar tanto na mão de obra quanto no material.

Nos últimos anos tantos os pallets como os caixotes de madeira tornaram-se uma ótima alternativa para economizar e criar um ambiente mais rústico, moderno e despojado além de ser uma ótima alternativa sustentável.

Estes materiais podem ser utilizados em ambientes internos e externos tais como:

  • Jardins
  • Quartos
  • Salas
  • Escritórios
  • Cozinhas

E podem ser utilizados como:

  • Cama ou cabeceira de cama
  • Bancadas
  • Mesas de centro
  • Sofá
  • Mesas de jantar
  • Armários ou painéis de parede
  • Jardineiras suspensas
  • Floreira
  • Balcão
  • Adegas

Onde encontrar Pallets e caixotes de madeira?

Tanto os pallets quanto os caixotes de madeira podem ser encontrados em supermercados, armazéns, feiras ou ainda serem adquiridos pela internet.

Porque utilizar pallets na decoração?

Primeiro porque você irá contribuir para o desenvolvimento sustentável através da reutilização, já que em sua maioria estes pallets são feitos de arvores como o eucalipto ou pinus.

Além de que este material possui um custo baixo, o que resulta em barateamento de sua decoração e você mesmo pode fazer, pois o material é de fácil manuseio, o que diminui os custos já que não há necessidade de contratação de mão de obra.

Porem vale lembrar que muitas vezes estes pallets são utilizados no transporte de alimentos que contenham agrotóxicos ou qualquer outro produto químico que seja nocivo para a saúde, por isso, é necessário sempre verificar de onde eles vêm.

Como fazer uma floreira de pallets vertical?

Se você ama plantas e não tem muito espaço em sua casa ou apartamento, saiba que existem diversas floreiras que podem ser feitas com o aproveitamento de pallets e que todas elas dão um charme todo especial a seu ambiente, seja interno ou externo.

Isso também vale para as hortas, porem vale lembrar que cada planta requer um cuidado especial, então certifique-se de que o local escolhido para colocar sua floreira seja adequado a plantinha que escolheu para colocar.

Aqui nós explicaremos passo a passo de como produzir sua floreira vertical de pallets reaproveitados.

  1. Certifique-se de que a madeira esteja tratada conta insetos e umidade, caso não esteja será necessário providenciar este processo antes de começar a planejar sua floreira.
  2. Verifique se o pallet não contem pregos ou qualquer objeto que possa te ferir futuramente, caso tenha é necessário retira-los.
  3. Lixe o pallet até que a superfície fique lisa, ou não contenha nenhum tipo de farpa, neste caso utilize uma lixa média ou fina.
  4. Limpe o pallet com um pano, este processo é muito importante para que a tinta ou o impermeabilizante fixem no pallet.
  5. Impermeabilize o pallet (Você pode encontrar estes impermeabilizantes em qualquer loja de material de jardinagem e eles variam desde um simples selantes, até formas de verniz comum). Sempre aplique este impermeabilizante com pincel e no mínimo de 3x, deixe secar 01 dia ou dois.
  6. Caso queira você poderá pintar sua floreira (A colocação do pallet é opcional, lembrando que existem diversas tintas que já são impermeabilizantes), porem em alguns casos será necessário várias demãos de tinta até que ela atinja a coloração desejada.

Feito os primeiros passos para sua floreira de pallets é necessário agora escolher qual tipo de floreira te agrada mais, existem milhares de ideias disponíveis na internet que podem ser utilizada para que você mesmo monte seu jardim vertical ou até mesmo para que você tenha uma base de como utiliza-la na decoração.

Lembrando que você pode fazer a sua floreira de pallets da forma que mais te agrade, com aspecto mais rústico (com todas as grades e sem pintar), mais refinado (Com as tábuas intercaladas), poderá utilizar somente o estrado e etc.

Se você não tem nenhuma ideia de qual modelo de floreira escolher nos separados alguns modelos disponíveis no pinterest.